Thursday, October 18, 2007

ALGUMAS REGRAS ELEMENTARES DA BOA ESCRITA EM PORTUGUÊS


" O Essencial da arte é exprimir (...) - Fernando Pessoa

LISTA DE PALAVRAS E PONTUAÇÕES PROIBIDAS QUANDO SE COMEÇA A ESCREVER EM PORTUGUÊS

(Todo o inventário que segue é usado sem peias pelos grandes autores universais. No entanto, para quem começa, é da mais elementar prudência evitar estas muletas - nomeadamente para trabalhar com mais intensidade a arte da escrita ).

Muito

Há várias formas mais criativas de explicitar por escrito que uma coisa é muito grande, muito pequena, muito forte, ou muito estúpida. O recurso incontrolado ao "muito" para explicar tudo isto torna o texto necessariamente mais pobre, além de extremamente repetitivo e maçador. Puxem pela cabeça, nunca escrevam "muito", arranjem outra forma de dizer o que queriam dizer sem usar essa malfadada muleta, e os vossos textos agradecem. Ficam logo melhores.

ETC. ...

O "etc" (que, como toda a gente sabe, vem do et coetra latino e quer dizer "e outras coisas mais"), é uma verdadeira praga infestante nos textos de quem não tem experiência de escrever em português. Antes de mais nada, podemos meter argoladas como escrever "estavam lá melancias, etc.", quando isso é completamente proibido pelas nossas regras de gramática, porque o "etc. " só pode usar-se depois de, pelo menos, dois exemplos ("estavam lá melancias, abóboras, etc"). Além disso, empobrece imensamente os textos, porque dispensa os autores de arranjarem formas criativas de apresentar inventários. Por isso, enquanto ainda estão só a aprender, escrevam "estavam lá melancias e abóboras, entre outros produtos campestres" ; ou "estavam lá produtos campestres, como melancias ou abóboras"; ou o que muito bem entenderem dentro desta linha. Mas, se nunca usarem o "etc", aprendem mais depressa a escrever bem em português e o vosso vocabulário e capacidade de expressão melhoram substancialmente (Continua...)
In.: "Complementos Indirectos"; Clara Pinto Correia

Tuesday, October 16, 2007

SINÓNIMOS


"Razão é quando o cuidado aproveita o facto de a emoção estar dormindo e assume o comando"

" Lucidez é um acesso de loucura ao contrário".

" Perdão é quando o Natal acontece em Maio, por exemplo"

"Amigos são anjos que nos levantam quando as nossas asas estão machucadas"

" Desculpa é uma palavra que pretende ser um beijo"

"Sentimento é a língua que o coração usa quando precisa mandar algum recado"

" Indecisão é quando você sabe muito bem o que quer mas acha que devia querer outra coisa"

" Certeza é quando a ideia cansa de procurar e pára".

" Amizade é quando você faz questão de você e se empresta para os outros"

" Tristeza é uma mão que aperta seu coração"

"Lágrima é um sumo que se derrama quando o seu coração se espreme".